Perguntas Frequentes

Tire aqui algumas dúvidas relacionados a infertilidade feminina e masculina.

O que é Infertilidade?

A infertilidade é a dificuldade do casal em conseguir engravidar dentro de um período (um ano) mesmo tendo relações sexuais sem a utilização de anticontraceptivos, como anticoncepcionais, camisinhas, DIUs, dentre outros. Ela pode acontecer de forma primária, no caso, quando nunca houve a possibilidade de gerar um filho ou secundária, que é quando o casal já passou por uma gravidez, mas não consegue gestar outro bebê.

Quais as diferenças entre Infertilidade e Esterilidade?

Primeiro, vamos entender o que é a Infertilidade: ela se dá quando há a incapacidade de engravidar por causa de problemas ou alterações nos sistemas reprodutores, tanto da mulher quanto do homem. Já a esterilidade, como o próprio nome diz, é quando não há chances de engravidar naturalmente. Os órgãos responsáveis pelo sistema reprodutivo são ESTÉREIS, e ela pode ocorrer tanto com os indivíduos do sexo feminino quanto masculino.

Quais os possíveis tratamentos para infertilidade?

Muitos tratamentos melhoram significativamente as chances de engravidar. Estes incluem tratamentos hormonais, medicamentos para a fertilidade e cirurgia. Além disso, a reprodução assistida utiliza várias técnicas médicas para fertilizar um óvulo.

Como é o passo a passo da FIV (Fertilização In Vitro)?
A FIV é uma técnica que pode ser indicada para muitos problemas de infertilidade. O procedimento tem algumas etapas: estimulação ovariana e indução da ovulação; punção dos óvulos; fecundação; cultivo embrionário; e transferência dos embriões.
Quais as diferenças entre FIV e Inseminação Intra Uterina?
A FIV (Fertilização In Vitro) ocorre apenas em laboratório, ou seja, fora do corpo feminino. Nesse método, os óvulos podem ser fertilizados de duas maneiras: na primeira, são colocados os espermatozóides junto aos óvulos em um recipiente e ocorre a fecundação de forma natural. Já a Inseminação Intra Uterina é realizada da seguinte forma: há a coleta do sêmen do parceiro, que passa por um processo de preparação e logo após isso, ele é inserido no interior uterino de imediato, antes da ovulação. Deste modo, os espermatozóides irão até os óvulos e trombas, e ali ocorre a fertilização e formação embrionária. A Inseminação Intra Uterina é comumente indicada no início do tratamento, quando há baixa complexidade no caso.
Quando é indicado a FIV (Fertilização In Vitro)?
Após um ano de tentativas falhas, sem a utilização de métodos contraceptivos, o casal pode ter problemas de infertilidade, não podendo gerar filhos sem passar por algum tratamento específico.
Quando procurar um especialista em Reprodução Humana?
A decisão de procurar um especialista em reprodução humana deve ser tomada assim que o quadro de infertilidade for identificado.
O que é reserva ovariana?
A reserva ovariana nada mais é do que a quantidade de folículos (óvulos em crescimento que se encontram em uma estrutura) presentes nos ovários. No ciclo menstrual, esses folículos são liberados e somente em um, há a maturação do óvulo, que, consequentemente, é liberado para ser captado pelas tubas do útero.
Quais são os principais exames na pesquisa do casal infértil?

A pesquisa básica da infertilidade avalia os possíveis motivos de o casal não conseguir gerar filhos. Ela consiste em uma série de exames que tanto o homem quanto a mulher devem fazer para que seja possível indicar o tratamento adequado. A pesquisa pode dividir-se em duas etapas, veja quais são:

Pesquisa geral – em que são requeridos exames como hemograma, Papanicolau, tipagem sanguínea, fator RH e sorologias;

Pesquisa específica – envolve exames como avaliação seriada do muco cervical, ultrassonografia endovaginal, dosagens hormonais, espermograma, histerossalpingografia, entre outros.

O que causa a infertilidade na mulher?
As principais causas de infertilidade feminina são disfunções na ovulação (fator ovulatório), alterações nas tubas (fator tubário) e no útero (fator uterino). Outra causa importante de infertilidade é a endometriose, doença cada vez mais freqüente em nosso meio.
Quais são os fatores que podem levar o homem à infertilidade?
Os fatores que levam o homem à infertilidade podem ser divididos em: pré-testiculares (genético, hormonal), testiculares (varicocele, infeccioso, criptorquidia) e pós-testiculares (obstrutivos, imunológicos).
Doutor, quando devo investigar reserva ovariana?
A reserva ovariana é a quantidade de folículos ovarianos presentes nos ovários. É daí que sairá o óvulo que permitirá a fecundação. Ao passar do tempo, a mulher vai perdendo esses folículos, afinal ela já nasce com seu estoque ovular definitivo.

O início do acompanhamento deve se dar quando houver problemas para a concepção, quando casais tentam engravidar e não conseguem, durante um período de um ano, mesmo sem a utilização de métodos anticontraceptivos e também pela idade, o que ajudará, se ainda não houver uma programação a uma possível preservação dos óvulos para mais tarde usá-los por meio de uma FIV (Fertilização In Vitro).

Quando pensar em Preservação da Fertilidade?
Preservar a fertilidade significa guardar os gametas (óvulos e espermatozoides) congelados para uso futuro. Recorrer ao congelamento dos óvulos é uma saída para diversas complicações que possam surgir, desde as que são causadas pelo adiamento em se ter um bebê até as relacionadas com a saúde feminina, por isso, ressalto a importância de haver essa conversa com o ginecologista durante os exames preventivos, na mesma intensidade das relacionadas aos métodos contraceptivos.
Quais as principais indicações da fertilização in vitro clássica?

Entre as indicações para a FIV clássica estão:

· Obstrução tubária provocada por diferentes condições;
· Fator idade (mulheres com mais de 35 anos);
· Infertilidade causada por fatores masculinos ou sem causa aparente;
· Quando não há resposta a outros tipos de tratamento de baixa complexidade.

Quando fazer biópsia dos embriões?
É realizado no terceiro ou quinto dia do desenvolvimento embrionário, no laboratório, após a fertilização dos óvulos. Nesse dia, uma ou algumas células são retiradas do embrião para exame (biopsia embrionária).
O que é ICSI e quando ela é indicada?
Proveniente do nome em inglês (Intracytoplasmic sperm injection), a sigla ICSI significa Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides e é uma outra técnica de reprodução assistida.

A ICSI é indicada quando o homem não possui a quantidade necessária de espermatozoides em seu sêmen, ocasionando problemas para uma gravidez realizada de forma natural. Para aqueles que fizeram vasectomia ou se há trauma na medula, impossibilitando a ereção e a ejaculação, a punção dos gametas pode ser uma saída.

Para a mulher, devem ser levados em conta a idade dela e se os óvulos produzidos são saudáveis para possível gestação.

Estou tentando engravidar há um ano. Será que tenho algum problema?
Os casais devem procurar ajuda médica, caso não consigam engravidar após um ano de relações sexuais regulares e sem uso de métodos contraceptivos.

A infertilidade afeta 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva, e é causada por diferentes fatores. A realização de alguns exames, tanto na mulher como no homem, pode esclarecer o problema e indicar o tratamento adequado.