PRÉ-AGENDAMENTO PARA CONGELAMENTO DE ÓVULOS

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Coito Programado Estimulado

O que é?

É um tratamento de baixa complexidade para indução da ovulação com medicações chamados de indutores da ovulação, que são comprimidos tomados durante 5 dias do ciclo, com objetivo de induzir a ovulação e estimular o crescimento de mais de um folículo para a liberação de mais de um óvulo a cada período ovulatório. Uma vez confirmada a ovulação, se programa as relações sexuais no período de maior chance. Neste tratamento a fertilização ocorre de maneira natural, ou seja, depende de o útero estar saudável, as trompas uterinas estarem funcionantes e o sêmen do parceiro estar em quantidade e qualidade normal.

Para quem está indicado?

A indicação deste tratamento é para as mulheres anovuladoras, ou seja, que não ovulam, que possuem ciclos longos, maiores do que 40 dias ou até as que não menstruam. O principal exemplo deste quadro são as mulheres portadoras de SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos.

Como são as medicações?

Existem dois tipos de medicações para induzir a ovulação, ambos comprimidos tomados por via oral, durante 5 dias do ciclo, começando na fase inicial. A medicação mais utilizada na indução da ovulação é o citrato de clomifeno, porém os estudos mostram melhores resultados com novas medicações da classe dos inibidores da aromatase.

Como funciona o acompanhamento?

Este tratamento não deve ser feito sem acompanhamento médico e ultrassonográfico, pois pode levar a um efeito hiperestimulatório não desejado. A paciente geralmente faz um ultrassom de controle no 1. dia do ciclo e após 5 dias de medicação segue controlando o crescimento dos folículos para avaliar o período ideal para programar as relações sexuais nas datas de maior chance. O resultado esperado é que se tenha de 1 a no máximo 2 folículos maduros. Se houver um hiperestímulo, acima de 3 folículos maduros, o tratamento deve ser interrompido pelo alto risco de uma gestação multigemelar com grandes riscos materno-fetais

Quais são as taxas de sucesso?

As taxas são muito variáveis de acordo com a idade e a reserva ovariana de cada paciente, mas a chance média de gravidez por FIV é de 40 a 45%, podendo chegar até 60% para casos de bom prognóstico ou que se tenha a biópsia indicando ser um embrião euplóide (cromossomicamente normal).

Quais são as taxas de sucesso?

As taxas de sucesso variam de 15 a 18% por mês de tentativa para casos bem selecionados: casais com tempo menor que 2 anos de infertilidade e mulheres abaixo dos 35 anos.

O tratamento engorda

Não, tanto o citrato de clomifeno quanto os inibidores de aromatase não possuem o efeito de ganho de peso, mesmo após alguns ciclos repetidos do tratamento.

Fica com algum efeito ou “sequela” após o uso das medicações hormonais

Se recomenda este tipo de tratamento por no máximo 6 ciclos. O citrato de clomifeno pode ter um efeito negativo para o endométrio quando tomado por tempo indeterminado ou sem acompanhamento médico.

Vantagens do tratamento Coito Programado Estimulado

Possui um baixo custo, e não precisa se fazer nenhum tratamento no Laboratório de Fertilização.

Desvantagens

Este tratamento só tem um efeito benéfico para os casos menos complexos de Infertilidade e mesmo assim as taxas de gravidez são inferiores aos tratamentos de alta complexidade. As taxas de gravidez são mais baixas do que os tratamentos de alta complexidade.